terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Revista de Manguinhos

Esta edição nº 28, nov. 2013 traz como reportagem principal as Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs), que surgiram em 2009 para auxiliar o crescimento da fabricação nacional de produtos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Oferece também uma análise acurada do SUS, por meio de uma entrevista com o pesquisador e presidente do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), José Carvalho de Noronha, propagador do movimento Saúde+10, que defende a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país para o SUS, e um dos militantes históricos da Reforma Sanitária brasileira. Noronha relembra o contexto histórico em que ocorreram a 8ª Conferência Nacional de Saúde e a Assembléia Nacional Constituinte, que levou à Constituição de 1988 e à criação do SUS.

Sérgio Arouca também é lembrado, sanitarista, pensador da saúde, intelectual humanista, que estava à frente do seu tempo. O vasto e relevante legado de Arouca ajuda a situar a importância do ex-presidente da Fiocruz para a Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário