sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Revista Brasileira de Análises Clínicas 2020; 54 (4)

 


     Nesta edição apresenta a história do exame de urina da idade contemporânea até a primeira metade do século XX.

    Trata também dos seguintes temas: SARS-CoV-2, anemia falciforme, técnicas de laboratório clínico, teste de Papanicolaou, vaginose bacteriana, glicemia, hematologia, lesões intraepiteliais escamosas cervicais, contagem de células sanguíneas, unidade de terapia intensiva, lesões pré-cancerosas, entre outros.

    Alguns artigos: 

Relação entre tipo sanguíneo ABO e prognóstico de pacientes com Covid-19: uma revisão integrativa

A relação dos mecanismos fisiopatológicos entre a anemia e a doença renal crônica

Utilização de machine learning em laboratórios de análises clínicas

    Disponível em:

 Revista Brasileira de Análises Clínicas 2020; 54 (4)

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Revista Brasileira de Análises Clínicas 2020; 53 (1)

 



        Este exemplar destaca como personagem histórico: Joseph Lister foi um eminente médico e cirurgião inglês, pioneiro nos estudos de antissepsia e desinfecção.

        Também trata dos seguintes assuntos: HIV, sífilis, plantas medicinais, câncer de bexiga, câncer de pulmão, hepatite C, câncer uterino, câncer hematológico, entre outros. 

        Alguns artigos:




        
        Disponível em:

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Revista Brasileira de Análises Clínicas 2020; 52 (1)

 


    Este fascículo destaca como personagem histórico Ignaz Phillip Semmelweis pioneiro em descobertas da microbiologia. Estudou sobre a etiologia da febre puerperal que posteriormente foi comprovada que era causada por bactérias do gênero Streptococcus.

    Explana sobre os temas: anemia, insuficiência renal crônica, neoplasias da bexiga urinária,  trombocitose, exame parasitológico de Lutz, hemoterapia, albuminúria, suplementos nutricionais, entre outros.

    Alguns artigos:

Avaliação do conteúdo de hemoglobina do reticulócito em pacientes anêmicos sob tratamento dialítico

Trombose essencial: uma revisão da literatura 

Complicatedness associated to whole blood discard in the Hemotherapy Service in the National Institute of Cancer  

Análise de microalbuminúria em praticantes de atividade física sob suplementação proteica

    Disponível em:

Revista Brasileira de Análises Clínicas 2020; 52 (1)

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Revista Brasileira de Análises Clínicas 2019; 51 (4)

 



    Este exemplar explana como personalidade da História da Saúde: Rudolf Virchow que escreveu mais de 2 mil artigos e livros sobre patologia, antropologia e história geral e da medicina, bem como proferiu inúmeras aulas, palestras e conferências dentro e fora da Alemanha.

    Além disso o exemplar trata de outros assuntos, tais como: doença de Alzheimer, infecções urinárias, dermatofitose, staphylococcus aureus, audição, resistência a meticilina, cães, 

    Alguns artigos:

Uso de biomarcadores sanguíneos no diagnóstico da doença de Alzheimer: um futuro próximo?

Prevalência de bactérias Gram-positivas em infecção do trato urinário

Incidência de dermatofitoses em cães no período de janeiro de 2016 a janeiro de 2018 em um laboratório veterinário de análises clínicas na cidade de Chapecó - SC

Ocorrência de Staphylococcus spp. resistente à meticilina em otite externa canina

    Disponível em:

Revista Brasileira de Análises Clínicas 2019; 51 (4)

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Revista Brasileira de Análises Clínicas 2019; 51 (3)

 


     Este fascículo explana como personalidade da História da Saúde: Richard Julius Petri que foi um bacteriologista que contribuiu para o progresso e desenvolvimento da microbiologia e para um melhor entendimento sobre a biologia dos microrganismos patogênicos e as doenças por eles causadas. Ele contribuiu para a história da medicina e das patologias infecciosas, em decorrência de uma invenção que revolucionou a prática microbiológica: a Placa de Petri.
  Além disso o exemplar aborda: câncer do colo uterino, Hepatite C, doenças parasitárias, Dengue, infecções fúngicas, dislipidemia, infecção urinária, lactobacilos vaginais, anemia microcítica hipocrômica, anemia hemolítica e  síndrome hematofagocítica, entre outros.

    Alguns artigos:






    Disponível em:

    

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Revista Brasileira de Análises Clínicas 2019; 51 (2)

 


      Este fascículo ressalta como personalidade da História da Saúde: George Nicholas Papanicolaou que se destacou na área de citologia clínica. Por volta de 1928 desenvolveu o método esfoliativo, onde demonstrou a detecção de neoplasia da esfera ginecológica.
   Além desse tema, aborda: doenças de Chagas, infecções meningocóccicas, rubéola, sífilis,  hanseníase, leishmaniose cutânea, zika vírus, dengue, infecções urinárias, Staphylococcus aureus, Escherichia coli, entre outros.

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Revista Brasileira de Análises Clínicas 2019; 51 (1)

 


         Este fascículo destaca como personalidade da História da Saúde: Robert Koch que foi um microbiologista alemão que pesquisou sobre bactérias e suas patologias identificando Staphylococcus sp. e Staphylococcus sp. Em 1905 foi laureado com o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia por seus estudos e pesquisas sobre a tuberculose.

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Revista Brasileira de Análises Clínicas 2018; 50 (4)

 




         Este fascículo destaca como personalidade da História da Saúde: Raymond Jacques Adrien Sabouraud que foi um médico dermatologista cuja contribuição à micologia médica foi inestimável. Ele também contribuiu, de maneira importante, para o desenvolvimento da bacteriologia e da própria dermatologia como ciência médica

         Além desse tema, aborda: micetoma, síndrome mielodisplásica,  transfusão de sangue, meningite bacteriana, doença de Chagas, câncer de próstata, sífilis, staphylococcus aureus, ceratite micótica, entre outros.

         Alguns artigos:





         Disponível em:


sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Revista Brasileira de Análises Clínicas 2018; 50 (3)

 


         Este fascículo destaca como personalidade da História da Saúde: Paracelso que é considerado o fundador da bioquímica e toxicologia e reformador do uso de medicamentos e da terapêutica. Consagrou sua vida à medicina, sendo extremamente preocupado com os indivíduos pobres e enfermos, o que o levava a pesquisar novas formas de tratar as doenças dessa população marginalizada.


sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Revista Brasileira de Análises Clínicas 2018; 50 (2)

 


          Este fascículo destaca como personalidade da História da Saúde: Hipócrates considerado o pai da Medicina. A medicina hipocrática utiliza três paradigmas com alto grau de interrelacionamento. O paradigma clínico, que vê o doente como realidade essencial da medicina, o paradigma patológico, que interpreta a enfermidade como um desequilíbrio, e o paradigma que promove a physis como força que preserva o equilíbrio cósmico e individual e leva à cura. 
        Além desse tema, aborda: deficiência de vitamina D, papilomavírus humano, zinco plasmático, volume plaquetário médio, enteroparasitas, leucemia.

    Alguns artigos:








    Disponível em:


        


sexta-feira, 18 de julho de 2025

Revista Brasileira de Análises Clínicas 2018; 50 (1)


        Este edição destaca como personalidade da História da Saúde: Cláudio Galeno devido ao fato de a medicina galênica ser a primeira medicina de autoria na história médica, tendo em vista a recorrente incorporação de autores anônimos na medicina antiga. 
    Além desse tema, aborda: medicina laboratorial, câncer de mama, câncer de colo uterino, campilobacteriose, disfunções tireoidianas, glicosúria em cães e gatos, recidiva de Malária, entre outros.


        Alguns artigos:




   

       Disponível em:


sexta-feira, 6 de junho de 2025