sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Revista Brasileira de Análises Clínicas 2019; 51 (3)

 


     Este fascículo explana como personalidade da História da Saúde: Richard Julius Petri que foi um bacteriologista que contribuiu para o progresso e desenvolvimento da microbiologia e para um melhor entendimento sobre a biologia dos microrganismos patogênicos e as doenças por eles causadas. Ele contribuiu para a história da medicina e das patologias infecciosas, em decorrência de uma invenção que revolucionou a prática microbiológica: a Placa de Petri.
    Além disso o exemplar aborda: câncer do colo uterino, Hepatite C, doenças parasitárias, Dengue, infecções fúngicas, dislipidemia, infecção urinária, lactobacilos vaginais, anemia microcítica hipocrômica, anemia hemolítica e  síndrome hematofagocítica, entre outros.

    Alguns artigos:






    Disponível em:

    

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Revista Brasileira de Análises Clínicas 2019; 51 (2)

 


      Este fascículo ressalta como personalidade da História da Saúde: George Nicholas Papanicolaou que se destacou na área de citologia clínica. Por volta de 1928 desenvolveu o método esfoliativo, onde demonstrou a detecção de neoplasia da esfera ginecológica.
   Além desse tema, aborda: doenças de Chagas, infecções meningocóccicas, rubéola, sífilis,  hanseníase, leishmaniose cutânea, zika vírus, dengue, infecções urinárias, Staphylococcus aureus, Escherichia coli, entre outros.