sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Revista Brasileira de Análises Clínicas 2019; 51 (1)

 


         Este fascículo destaca como personalidade da História da Saúde: Robert Koch que foi um microbiologista alemão que pesquisou sobre bactérias e suas patologias identificando Staphylococcus sp. e Staphylococcus sp. Em 1905 foi laureado com o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia por seus estudos e pesquisas sobre a tuberculose.

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Revista Brasileira de Análises Clínicas 2018; 50 (4)

 




         Este fascículo destaca como personalidade da História da Saúde: Raymond Jacques Adrien Sabouraud que foi um médico dermatologista cuja contribuição à micologia médica foi inestimável. Ele também contribuiu, de maneira importante, para o desenvolvimento da bacteriologia e da própria dermatologia como ciência médica

         Além desse tema, aborda: micetoma, síndrome mielodisplásica,  transfusão de sangue, meningite bacteriana, doença de Chagas, câncer de próstata, sífilis, staphylococcus aureus, ceratite micótica, entre outros.

         Alguns artigos:





         Disponível em:


sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Revista Brasileira de Análises Clínicas 2018; 50 (3)

 


         Este fascículo destaca como personalidade da História da Saúde: Paracelso que é considerado o fundador da bioquímica e toxicologia e reformador do uso de medicamentos e da terapêutica. Consagrou sua vida à medicina, sendo extremamente preocupado com os indivíduos pobres e enfermos, o que o levava a pesquisar novas formas de tratar as doenças dessa população marginalizada.


sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Revista Brasileira de Análises Clínicas 2018; 50 (2)

 


          Este fascículo destaca como personalidade da História da Saúde: Hipócrates considerado o pai da Medicina. A medicina hipocrática utiliza três paradigmas com alto grau de interrelacionamento. O paradigma clínico, que vê o doente como realidade essencial da medicina, o paradigma patológico, que interpreta a enfermidade como um desequilíbrio, e o paradigma que promove a physis como força que preserva o equilíbrio cósmico e individual e leva à cura. 
        Além desse tema, aborda: deficiência de vitamina D, papilomavírus humano, zinco plasmático, volume plaquetário médio, enteroparasitas, leucemia.

    Alguns artigos:








    Disponível em: