Em 1973, Sondak & Schwarz foram os primeiros a conceber a ideia de um periódico em formato eletrônico. A proposta inicial desses autores era fornecer arquivos que pudessem ser lidos, em bibliotecas, empregando computadores, e, por assinantes individuais, utilizando microfichas.(2) A primeira revista científica em versão eletrônica foi a Online Journal of Current Clinical Trials, publicada em 1992, pela OCLC [Online Computer Library Center], em Ohio, Estados Unidos, com textos completos e gráficos. A SciELO foi a primeira iniciativa de acesso eletrônico aberto, em países em desenvolvimento, iniciada em 1997, no Brasil, com a publicação de dez títulos de revistas, quatro da área da saúde.(3)
No que concerne ao processo editorial, a RBAC em sua versão online trará maior celeridade em sua produção e distribuição, disseminando a informação científica de forma mais rápida, eficiente e com maior qualidade. Os custos da revista também diminuirão. De acordo Barravieira,(12) editorações eletrônicas facilitam a ordenação, a otimização e trazem economia a todo o processo de publicação.
O objetivo da mudança para a versão online é claro: tornar a RBAC uma revista moderna e dinâmica, alinhada com os recursos da tecnologia de informação e da internet/web, para trazer, de fato, a democratização de seus conteúdos, velocidade de publicação, visibilidade e impacto nacional e internacional, competitividade, cooperação técnico-científica e, acima de tudo, contribuir com o desenvolvimento das análises clínicas no país, tanto científica e quanto socialmente. Assim, com o presente número, damos os primeiros passos no ambiente virtual. Desejamos que todos, pesquisadores, estudantes, analistas clínicos e interessados no estudo das análises clínicas tenham uma leitura prazerosa e frutífera, agora na versão online da RBAC.
Vejamos alguns artigos:
Fatores de risco e principais alterações citopatológicas do câncer bucal: uma revisão de literatura
Acidentes de trabalho com material biológico no setor hospitalar
Suscetibilidade a antifúngicos e fatores de virulência de Candida spp. isoladas em Russas, Ceará
Perfil lipídico de pacientes pediátricos
Disponível em: Revista Brasileira Análises Clínicas 2016; 48 (1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário